Óleo Essencial de Lavanda – Como esse óleo pode ajudar você ?

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por vanessa
em 20/07/2022

Querida leitora:

SAÚDE

A vida hoje é um turbilhão de emoções. As coisas que acontecem com você e com as pessoas que você ama fazem essas emoções serem uma grande gangorra. Em alguns dias estamos animadas e dispostas e outros dias indispostas e até tristes.

Tudo a sua volta muda muito rápido. Por mais organizada que você seja, as coisas vão acontecendo e temos pouco controle sobre os acontecimentos.

A sua saúde fica vulnerável. 

Normalmente você faz o que muitos brasileiros fazem. Corre para farmácia e compra um remédio. Parece ser simples e rápido. E a maioria busca essa solução. Mas o uso indiscriminado de medicamentos vem aumentando e as pessoas cada dia mais dependentes.

É claro que eu não quero que você rasgue a receita do seu médico ou jogue fora os remédios que você comprou. Mas você precisa de um complemento que te ajude a sair desta roda gigante de remédio, consulta e receitas. Depois mais remédios, mais efeitos colaterais e mais consultas.

A cada dia mais pessoas procuram alternativas naturais e que resolvam o nosso problema sem efeitos colaterais.

Tem crescido muito o uso de óleos essenciais. Se você deseja saber o que são óleos essenciais, clique aqui para assistir ao vídeo explicativo.

Para você saber como eles são potentes e muito eficientes vou escrever aqui um pouco sobre o óleo de lavanda.

Por que o óleo essencial de Lavanda é para você?

O óleo essencial de Lavanda é excelente para ajudar nas emoções. Até a origem do nome Lavare em latim deriva de lavar. E é isso que o óleo essencial de Lavanda faz. Lava as emoções mais destacadas naquele momento.

Por isso conhecer esse óleo essencial pode fazer a diferença em como você pode encarar os problemas e as decisões que você toma todos os dias.

É um óleo muito versátil. Ele pode te recobrar o equilíbrio.

Resultados do óleo essencial de Lavanda numa pesquisa

Só para ter a ideia dos resultados: uma equipe de pesquisadores estudaram os efeitos do óleo essencial de lavanda em 67 mulheres em Taiwan com idade entre 45 e 55 anos de idade.

Todas as voluntárias mostraram uma significativa melhora na qualidade do sono, no  crescimento do cabelo, e na saúde da pele.

Para que você possa ver a versatilidade e como você pode usufruir destes benefícios.

Vamos fazer uma lista aqui com 18 benefícios do óleo de lavanda.

 1 – Antidepressivo                      

O óleo essencial de Lavanda atinge em cheio o sistema nervoso central, e traz uma sensação inigualável de tranquilidade e equilíbrio. Se você toma remédios receitados pelo seu médico e sofre com os efeitos colaterais não pare de usar por conta própria. Use a lavanda junto  com os medicamentos.

 O seu médico vai  notar a sua evolução e irá aos poucos diminuindo a quantidade. Sempre consulte o seu médico.

Para saber como usar a lavanda baixe o nosso e-book gratuito clicando aqui.  

Aliás, ele também é bom para quem tem dificuldades para dormir. 

 2- Calmante natural

Por ser um óleo relaxante ele pode ajudar você aos poucos. A insônia é um problema terrível que afetam segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros. E considerado o mal do século 21.

Assusta saber que 1/3 dos brasileiros sofrem com a Insônia!

3- Ansiedade nervosa

Um pouco de ansiedade é normal, mas sabemos quando estamos fora do controle neste sentido. Faça uma consulta médica para um diagnóstico.

Como calmante natural o óleo irá te relaxar rapidamente, principalmente se for inalado.

Mas saiba que o uso dele em excesso dará o efeito contrário. Para saber a quantidade certa mande uma mensagem no meu whatsapp. (27) 99895-5027 (apenas mensagens)

4- Pânico

Um dos componentes químicos que ajudam a combater esse mau presente no óleo de Lavanda é o Linalol. Esse componente aumenta o nível de acetilcolina no cérebro usando inibidores da acetilcolinesterase.

Falando em português (rs) ele é ótimo para fazer o cérebro sair de um estado de alerta sem desnecessário para um estado de equilíbrio.

Inclusive é muito usado pela indústria famaceutica mas na forma sintética. E usando o óleo essencial de boa procedência você terá a substancia química natural.

5-Solução de problemas na pele                                                                                                                                                                                                                                                     

Acne e erupções cutâneas

Não a nada pior do que se olhar no espelho e ver a pele com acne.

O óleo essencial de Lavanda estimula o processo de cura e promove o crescimento das células da pele para formar uma nova pele.

Para aprender a fazer cosmético para a pele não só com o óleo essencial de Lavanda, mas, com outros óleos essenciais, clique aqui.

6 – Defesa contra infecções 

Sim, ele é antisséptico. Mas o que é antisséptico? É uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos.  O óleo essencial de Lavanda faz isso. Ele protege você de infecções, bactérias e germes.

Até por isso é muito comum você ver alguns produtos de limpeza que usam a lavanda.

Mas neste artigo estamos falando do óleo essencial de Lavanda. Que é muito mais concentrado nesta propriedade. Os produtos de limpeza que vemos por ai só tem a essência ou o cheiro da flor por assim dizer, mas não contem óleo essencial puro.

Use para limpar a pele em caso de ferimentos. Isso evitará infecções.  Por ser muito versátil devem ser escolhidos mediante o objetivo da sua utilização e recomendação médica.

7- Eliminam as Dores nas costas

Além das propriedades que já mencionei o óleo de Lavanda é um excelente Anti-inflamatório por isso ele é excelente contras as dores. Especialmente nas costas por que tira a inflamação.

As dores as costas são sintoma que precisa ser diagnosticado por médico.

8-Combate as cólicas menstruais

Por conter a linalia ela permite que a mulher consiga combater este sintoma mas a mulher que sobre com as cólicas precisa de exames médicos para  que possa ser diagnosticado e tratado por um ginecologista a causa do problema.

9-Cabelos Saudáveis

Excelente para combater a queda de cabelo, eliminar caspas, piolhos e ajudar no crescimento dos fios.

É interessante destacar um trecho do estudo publicado na Revista do instituto Adolfo Lutz: ”O óleo essencial de lavanda destacou-se pela atividade inibitória contra Escherichia coli (bactéria intestinal) e Salmonella Typhimurium(bactéria causadora da febre tifoide), e o óleo de eucalipto foi ativo contra Pseudomonas aeruginosa. Este estudo demonstra que os óleos essenciais avaliados apresentam potencial para aplicação como agentes antimicrobianos naturais”.

10-Enxaqueca

A enxaqueca acomete 15% da população brasileira. Mais frequente no público feminino – só na região sudeste 30% das mulheres sofrem com as crises -, a doença é uma das principais causas de falta ao trabalho.

O uso através de inalação é eficaz para que as dores intensas diminuam os seus desagradáveis efeitos.

11-Dores musculares

Pode ser usado passando na região afetada em forma de massagem.

12- Diminuição do colesterol LDL

As propriedades antioxidantes do terpineol encontrados no óleo essencial de Lavanda e os estudos realizados pela associação Brasileira de Química nos deixam otimistas com os resultados de diminuição dos níveis de colesterol LDL.

13-Reumatismo

O óleo essencial de Lavanda age nas articulações, músculos e esqueleto, que estão inflamados melhorando as dores e restrições dos movimentos. A melhor aplicação é por massagem. Para potencializar o resultado a pessoa pode fazer uma sinergia. Aprenda o que é, e como a fazer uma sinergia assistindo a aula gratuita da professora Paula Albocino. Assista aqui.

14- Combate a Asma

Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração.

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos, sendo um problema mundial de saúde e acometendo cerca de 300 milhões de pessoas. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos. A asma é uma causa importante de faltas escolares e no trabalho.

Óleo de Lavanda é útil como auxiliar o tratamento médico para diminuir as crises.

15-Gripes e Resfriados

Uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco.

A gripe ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco.

Ao inalar o óleo de Lavanda, o pulmão principalmente recebe todas as propriedades de antivirais e anti-inflamatórias que ele precisa para combater o vírus da gripe e os sintomas do resfriado.

16-Antiespasmódicos

O óleo de Lavanda inibe a motilidade da musculatura visceral. O efeito produzido é o de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

17-Antiviral

Esse óleo essencial interrompe a replicação viral em sua fase inicial.

18- Herpes Labial

Infecção pelo vírus herpes simplex próxima à borda dos lábios.

A propriedade antiviral deste óleo faz que os resultados são muito positivos.

ATENÇAO: Um médico deve ser sempre consultado. Não use esse óleo em mulheres grávidas. Se usar uma grande quantidade o óleo pode ter o efeito oposto de um calmante. Por esse sempre procure a ajuda de um aromaterapeuta para usar o óleo essencial corretamente.

O uso de óleos essenciais apesar de naturais tem que ser usados de forma responsável. Os óleos essenciais são poderosos precisam ser usados.

Espero que este artigo te ajude.

Os óleos essenciais são o Remédio do Futuro !

Cansada de usar os Remédios que resolvem um problema mas te deixam derrubada.

Ganhe um ebook 

 

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade